Você sabe o que é Concertina?
Arame de Concertina é uma barreira de segurança laminada, pode ter forma espiral ou linear, possui lâminas pontiagudas que são cortantes e perfurantes. A Concertina foi originada nas cercas utilizadas em ações militares que ficavam no chão para impedir a ultrapassagem de um perímetro. São as barreiras de segurança mais usadas hoje em dia, inclusive em presídios e cadeias.
É a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, mourões de alambrados, portões, telhados, etc. São feitas de aço carbono de alta resistência e possuem tratamento superficial em zinco branco, dificilmente cortam-se com ferramentas convencionais e tem grande durabilidade quanto a corrosão.
O arame de Concertina é vendido basicamente por metro, mas o serviço de instalação não. Portanto para determinar valor de serviço, existem vários fatores que precisam ser avaliados:
> Dificuldade da instalação: muros sem boa estrutura, telhados, portões que necessitam de adaptações, etc. Cada local possui uma particularidade e dificuldade de execução;
> Acesso: muros com vegetações, cacos de vidro, alturas elevadas, barrancos com dificuldade para apoio de escadas, etc;
> Quantidade em metros de materiais a serem utilizados: quanto maior a quantidade, menor o preço;
> Tipo/modelo de material: cada modelo tem sua dificuldade de instalação/manuseio;
> Tipos e quantidades de suportes/hastes a serem utilizados: muros com degraus, curvos, com pingadeiras, adaptações em portões, etc. São situações que causam dificuldades e demandam mais técnica para instalação, além de suportes/hastes desenvolvidos especialmente e sob medida;
> Localização (cidade/bairro): deslocamentos, pedágios, refeições, pernoite, etc. Fatores que também determinam o valor do serviço.
Trabalhamos basicamente com dois tamanhos (diâmetros), 35 e 45 cm, porém podem ser combinados (Dupla Camada) chegando a 70 e 90 cm. Temos também a Rede Laminada, uma tela linear cortante que possui 1 metro de altura.
A altura mínima recomendada para sua instalação é de 2 metros (com relação ao solo), isso devido ao fato de ser um material extremamente agressivo, podendo causar sérios ferimentos.
Temos capacidade de produzir suportes especiais, atendendo a praticamente todas as situações de instalação.
É obrigatória a sinalização com placas de advertência, conforme abaixo, alertando sobre sua periculosidade.